sábado, 20 de fevereiro de 2016

DERRAME DE ÓLEO ATINGE RESERVA AMBIENTAL EM PIRAMBU

Tamar vai avaliar se houve prejuízos às tartarugas


 Amostras serão enviadas para análise (Foto: Arquivo Portal Infonet) Amostras serão enviadas para análise (Foto: Arquivo Portal Infonet)
O derrame de óleo que atingiu a Praia de Pirambu nesta quarta-feira, 17, também chegou à reserva Santa Isabel, área vinculada ao Instituto Chico Mendes e que serve como base do projeto Tamar.

O chefe da divisão técnica do Ibama, Romeu Boto, revela que a mancha de óleo atingiu uma área de 30 km, dos quais 12 km foram atingidos de maneira mais efetiva, incluindo a  região onde localizada a reserva ambiental.
 
Ainda de acordo com Boto, boa parte da área já está limpa, porém os impactos à vida das tartarugas marinhas que desovam na região ainda não puderam ser avaliados. Equipes do Tamar analisarão a situação.
 
“As manchas de óleo foram avistadas pela manhã, mas ainda não dá para dizer se houve impacto efetivo às tartarugas marinhas porque elas só desovam no período noturno. A maior parte da área já está limpa, mas só amanhã vamos notar se houve prejuízos à vida das tartarugas”, detalha.
Causas
Conforme já anunciado, Romeu Boto explica que inicialmente o fato não está ligado à nenhuma plataforma de Petrobras, mas possivelmente a um derrame feito por algum navio que passou pela região.
 
“Num primeiro momento, trata-se de uma mancha órfã. Não há registro de anomalia no sistema de produção da Petrobras. Então, não há ligação direta com a produção de petróleo da estatal. Pode ter sido o resultado de alguma lavagem de tanque de navio ou algo parecido”, detalha.
Investigação
Assim como o Ibama, a Petrobras também colheu amostras de óleo para garantir oficialmente que o produto não é oriundo de nenhuma das plataformas instaladas nas empresas da Sergipe e Alagoas.
A Marinha também esteve no local, colheu o produto, e já informou ao Ibama o rastreamento de dois navios que circularão naquela região entre os dias 13 e 16.
A partir de agora, com informaçõe da Marinha,  o Ibama atuará para identificar a origem dos navios e investigar a responsabilidade pelo derrame de óleo no litoral sergipano. A Prefeitura de Pirambu já anunciou que vai processar os responsáveis pelo fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário